A Terapia Shézhen (Shézhen Liao Fá) foi introduzido e divulgado no Brasil pelo Profº Enómoto Jóji.
O profº Enómoto estudou o sistema Shézhen diretamente na China, em Maio de 2011, com a Dra. Wang Hong (titular da WFCMS), na sede da Federação Mundial da Sociedades de Acupuntura e Moxabustão (WFAS) em Beijing.
O profº Enómoto também é o responsável por publicar o primeiro mapa com TODOS os 40 pontos do sistema Shézhen, em língua portuguesa.
" Na China, quando estive em 2007 e em 2011, realizando estágios em medicina chinesa e acupuntura em Beijing, pude comprovar pessoalmente o quanto que os mestres orientais utilizam os recursos de acupuntura de micro- sistemas (acupuntura auricular, escalpopuntura, acupuntura abdominal e etc.) para aumentar o percentual de eficiência do tratamento, e que muitos estrangeiros que fazem estágio, por desconhecerem estas técnicas, perdem a oportunidade de aprenderem mais dos segredos dos mestres!" (Profº Enómoto Jóji)
Em Maio de 2012 formou-se a primeira turma de terapeutas do sistema de Acupuntura Shézhen em solo brasileiro, e a primeira turma fora da China, pelo Profº Enómoto, em São Paulo.
Primeiro mapa traduzido para o Brasil da Terapia Shézhen
de autoria do Profº Enómoto, em língua portuguesa: